Buscar
  • Vânia Cavalcante

PENITÊNCIAS NO ANO MARIANO


ESTE ANO NACIONAL MARIANO É UM TEMPO PROPÍCIO PARA FAZER BONS

PROPÓSITOS DE PENITÊNCIA.

No início do Tempo Comum, neste Ano Nacional Mariano, somos chamados a fazer uma revisão de vida a respeito das nossas penitências.

Pois, se estas fazem parte da vivência autêntica do cristianismo, muito mais neste ano dedicado a Santíssima Virgem Maria devemos ser fiéis às práticas penitenciais prescritas pela Igreja Católica.

Em várias de suas aparições, Nossa Senhora pediu que fizéssemos penitências pela conversão e salvação dos pecadores.

Talvez porque muitos de nós estamos esquecendo de fazer as penitências que deveríamos.

Ademais, aos seus fiéis devotos, servos e consagrados, a Virgem Maria convida a oferecer algo a mais do que o comum dos cristãos.

Para tanto, devemos saber primeiramente quais são as nossas penitências obrigatórias e certificar-nos que as estamos cumprindo fielmente, para depois pensarmos em fazer algo a mais, por amor a Jesus Cristo e a Nossa Senhora.

PENITENCIAS OBRIGATÓRIAS:

O sacramento da Penitência ou Confissão

O Catecismo da Igreja Católica nos ensina que: “É pelo sacramento da Penitência que o batizado pode ser reconciliado com Deus e com a Igreja”. Os Padres da Igreja com razão chamavam o sacramento da Penitência de “Batismo laborioso”.

Pois, este Sacramento é necessário para a salvação das pessoas que caíram no pecado depois do Batismo, da mesma forma que o Batismo é necessário para as pessoas que ainda não foram regeneradas por Cristo. Sendo assim, neste Ano Mariano, somos chamados a viver bem o sacramento da Confissão, que nos coloca novamente em estado de graça e nos ajuda a perseverar em nossa busca pela santidade.

O sacramento da Penitência apaga a culpa adquirida por causa dos nossos pecados, mas permanece a pena devida por estes. Por isso, o Sacerdote nos dá uma penitência para cumprir depois da Confissão. Nesse sentido, as práticas penitenciais, como o jejum, a esmola e a oração, são necessárias para tentar pagar, já neste mundo, essa “dívida”.

PARA APAGAR A PENA DEVIDA NÓS SUGERIMOS QUE VOCÊ USE O CILÍCIO E OU A DISCIPLINA.

A abstinência de carne e o jejum como formas de penitência

O Código de Direito Canônico determina que: “Os dias e tempos de penitência na Igreja universal são todas as sextas-feiras do ano e o tempo da Quaresma."

Sendo assim, devemos guardar a abstinência de carne ou de outro alimento todas as sextas-feiras do ano, a não ser que coincidam com algum dia enumerado entre as solenidades. Segundo determinações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a abstinência de carne pode ser substituída por uma obra de caridade, um ato de piedade ou abster-nos de outro alimento no lugar da carne.

A abstinência e o jejum são conjuntamente obrigatórios na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Neste Ano Mariano, além da abstinência de carne e do jejum obrigatórios, podemos fazer propósitos de abstinência e de jejum para primeiramente mortificar a nossa carne USANDO O CILÍCIO ACOMPANHANDO NOSSAS ORAÇÕES E OFERECENDO A PENITÊNCIA JUNTAMENTE COM O JEJUM.

A esmola e a oração como formas de penitência

A nossa penitência interior pode ter expressões bem variadas. As Sagradas Escrituras e os Santos Padres insistem principalmente em três formas de penitência: o jejum, a oração e a esmola, que exprimem a conversão com relação a nós mesmos, a Deus e aos outros.

Assim, compreendemos que a oração e a esmola são também formas de nos penitenciar, primeiramente pelos nossos pecados, mas também pelos pecados de outras pessoas, inclusive pelas almas do purgatório. A partir da consciência do caráter penitencial da oração e da esmola, podemos fazer bons propósitos para este Ano Mariano.

Aquelas pessoas que não rezam o Terço, podem começar a rezá-lo pelos menos uma vez por semana. As pessoas que já rezam, podem fazer o propósito de rezá-lo com mais freqüência. Aqueles que já o rezam diariamente, podem dispor-se a rezar um Terço a mais em alguns dias da semana ou até mesmo todos os dias.

Quanto à esmola, neste Ano Mariano podemos procurar conhecer uma família necessitada e fazer o propósito de ajudá-la em suas necessidades materiais e espirituais.

Se não temos condições de ajudar financeiramente, podemos nos dispor a colaborar na coleta e distribuição de alimentos em nossa comunidade. Podemos ainda fazer parte de alguma pastoral, como a dos enfermos. O que importa é a generosidade com que nos dispomos a essas práticas.

PODEMOS USAR O CILICIO E OU APLICAR A DISCIPLINA EM FAVOR DOS IRMÃOS NECESSITADOS,PRINCIPALMENTE PARA OS QUE TEM FOME DE DEUS.

PENTÊNCIAS PARA O ANO MARIANO:

Para este Ano Nacional Mariano temos muitas formas de penitência que podemos assumir como propósitos, primeiramente por amor a Deus e a Nossa Senhora, pela nossa conversão, penitência e salvação, mas também pelos pobres pecadores e pelas almas do purgatório. Assim sendo, peçamos a Virgem Maria que nos inspire bons propósitos neste ano dedicado a ela.

Sugerimos o uso dos sacramentais CILÍCIO , DISCIPLINA durante a recitação do rosário, terço, oração do Komboskini etc.

Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós!

( Fonte: Uma condensação de um artigo do blog da Canção Nova e inserções do Apostolado Ascetismo Cristão)

ATENÇÃO: Nunca compre o cilício, disciplina em lugares que tem a inscrição BDSM e as tag “prazer”,”castigo”, "bdsm."

NÃO SÃO CATÓLICOS.


104 visualizações

SIGA A GENTE

  • Cinzento Ícone Google+
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon

© 2010   CILÍCIO  criado por Mercato Design - Quer um site:? Entre em contato  mercatodesign@hotmail.com