top of page
Buscar
  • Foto do escritorVânia Cavalcante

MEMENTO MORI : O SIGNIFICADO DO CRÂNIO HUMANO NA RELIGIÃO CATÓLICA

Atualizado: 14 de dez. de 2019


O crânio usado na arte religiosa

Existem muitas representações em pinturas de santos com caveiras. Alguns crucifixos descrevem um crânio no fundo, para significar a vitória de Cristo sobre a morte.

Alguns rosários apresentam um grânulo de crânio para servir como um "Memento Mori", ou um lembrete de que a vida não é infinita.

Há também representações da crucificação que mostram um crânio na base da cruz.

O nome hebraico do lugar em que Cristo foi crucificado foi "Gólgota" e seu significado é "Lugar da Caveira".

Acredita-se que Adão foi enterrado na mesma localização, por isso alguns usam o crânio simbólico para significar o primeiro homem criado por Deus e o dom de Cristo ao homem mortal.

Referências ao "Memento Mori" nos escritos católicos

A frase latina "Memento Mori", que significa "Lembre-se que você deve morrer", foi influente na arte e vida religiosa que remonta à Europa medieval.

É um lembrete da nossa mortalidade e do julgamento que seguirá nossa morte.

Do Cântico do Sol escrito por São Francisco de Assis:

Seja louvado, meu Senhor, através da nossa Irmã Morte Corporal,

De cujo abraço nenhuma pessoa viva pode escapar.

Ai daqueles que morrem em pecado mortal.

Feliz aqueles que ela encontra fazendo a sua vontade santíssima.

A segunda morte não pode prejudicá-los.

E São Bento de Núrsia nos chama para:

Teme o Dia do Julgamento: tenha medo do inferno. Deseje ardentemente a vida eterna com profundo desejo espiritual. Mantenha a morte diariamente diante de seus olhos. (Regra de Bento 4: 44-47).

Na quarta-feira de cinzas, as palavras quando você recebe as cinzas abençoadas em sua testa referem-se à nossa mortalidade. Isso é realmente tirado de Gênesis 3:19:

Lembre-se que você é poeira, e ao pó você retornará.

E, finalmente, na nossa oração "Ave Maria", há uma referência à nossa mortalidade:

Ave Maria,

Cheio de graça,

O Senhor é convosco.

Bendita és tu entre as mulheres,

E bendito é o fruto

De teu ventre, Jesus.

Santa Maria,

Mãe de Deus,

Rogai por nós pecadores agora,

E na hora da morte.

Amém.

Assim, em nossas orações, uma conta de crânio é simplesmente um lembrete de que somos mortais nesta Terra.

Eles não devem ser usados como "jóias góticas" ou para aqueles que têm uma devoção a Santa Muerte, mas sim como um lembrete reverente do nosso tempo na terra e nosso dia de julgamento quando esse tempo acabou.

O QUE OS TERÇOS E ROSÁRIOS COM CRÂNIOS NÃO SÃO:

Não é algo que deve ser usado em torno do seu pescoço por modismos.

Não é um amuleto de boa sorte que se pendura em torno do espelho retrovisor em seu carro.

E NÃO É DEFINITIVAMENTE associado com "La Santa Muerte" devoção que está assolando o México.

Nem é associado com Santeria (Vodoo).

O que o Rosário (ou terço) de crânio é em poucas palavras uma combinação de duas devoções que está abrindo caminho para o Céu para mim e que eu espero lhe ajude também: o Rosário e a Regra de São Bento de Nursia(Regula Benedicti).

As origens do próprio Rosário de crânios não têm registro documentado em qualquer narrativa histórica ou acadêmica.

Várias tradições, santos, arte, no entanto, sugeriram referências a dois dos temas mais gloriosos e revigorantes que derivam da Regra de São Bento (Regula Benedicti): Memento Mori & Vitória Sobre a Morte.

MEMENTO MORI

"Memento Mori" traduz do latim para "Lembre-se que você vai morrer", "Lembre-se de sua morte." Trazendo a morte para a frente de nossa consciência, Memento Mori nos ajuda a lembrar o rito que ouvimos ser proclamado durante a quarta-feira de cinzas como As cinzas estão sendo esboçadas na forma de uma cruz em nossa testa, "Lembrem-se do Homem que você é poeira e pó você retornará." Essas palavras rígidas enfatizam nosso verdadeiro Destino. Naturalmente, nosso verdadeiro Destino é que um dia a olhar para O rosto de Deus no além, desafiando-nos a descentrar a nossa concentração nos momentos, materialismo e realizações desta vida tangível fugaz.

VITÓRIA SOBRE A MORTE

"Victory Over Death" é exibido dentro de crucifixos onde Jesus é simbolicamente (e literalmente) colocado acima do crânio e ossos cruzados.

Além disso, a tradição cristã e judaica declaram que o crânio é o de Adão, que foi enterrado no Gólgota.

Dito isto, o simbolismo é simplesmente surpreendente!

Pensar que nosso Cristo foi crucificado acima da sepultura de Adão!

Com razão, pode-se dizer que Jesus é o "Novo Adão" (enquanto Maria, a "Nova Eva") - superando o pecado de Adão que ele trouxe para este mundo através de sua paixão, morte na cruz e ressurreição.

Enfim, ressaltando I Coríntios 15:22 e 45: "E como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos serão vivificados ... O primeiro homem, Adão, foi transformado em alma viva, o último Adão em espírito vivificante. "

Então, se é das catacumbas na Itália que esses dois temas proeminentes nos inspiram. Ou se é da tradição mexicana o Dia "De Los Muertos" ou um crucifixo com um crânio ou um dos nossos rosários com bead de crânio ou um retrato de um monge da Ordem Beneditina segurando um crânio, ou a pintura a óleo de Michelangelo Merisi de Caravaggio "St. Francisco na meditação ", vejamos a morte não como um meio para um fim, mas como o meio para a vida com Deus.

Sim, temos consciência do fato de que os rosários com crânio podem ser muito mórbidos, demasiado austeros.

Sim, eles podem provocar conotações negativas.

E sim, alguns podem comprá-los com segundas intenções que não têm nada a ver com o seu verdadeiro propósito.

No entanto, há, de fato, uma maneira saudável de ver esses rosários de crânio como a vívida mensagem visual da santa morte que procuro projetar.

Lembrando-nos que aqueles que vivem com um olhar constante sobre Cristo não têm nenhuma razão objetiva para temer a morte.

A morte, portanto, pode ser uma realidade diária e, às vezes, acolhida por desejo de estar mais perto de nosso Senhor.

E como cresceremos nesse estado de consciência?

Como resposta, convido-vos a realizar uma investigação existencial sobre três reflexões:

Eclesiastes 7:40;

História de conversão de São Sylvester Gozzolini e oração; E

a regra paradoxal de São Bento.

ECLESIASTES 7:40

"Em todas as tuas obras fique atento ao teu último fim e tu nunca pecarás".

SAINT SYLVESTER GOZZOLINI

Santo Sylvester Gozzolini foi um abade do século XIII que, segundo a tradição, experimentou sua conversão enquanto olhava para um túmulo aberto encontrando um cadáver decadente "de alguém que antes fora notado por grande beleza".

Oração:

Deus todo misericordioso, que, quando o santo abade Sylvester estava diante de uma sepultura aberta, chamou-o da vaidade de coisas perecíveis para uma vida de santidade brilhante no deserto, humildemente te rogamos que, como ele, possamos nada preferir em troca do amor de Cristo e viver, já neste mundo, com os nossos corações fixos nas alegrias do Céu.Amém

SÃO BENTO DE NÚRSIA

Ele nos chama a "Temer o Dia do Julgamento: tenha medo do inferno. Deseje ardentemente a vida eterna com profundo desejo espiritual.

Mantenha a morte diariamente diante de seus olhos (Regra de Bento 4: 44-47). "

São Bento apresenta o paradoxo de que a morte e a vida são inseparáveis.

E ele, em todos os sentidos da palavra, exige que os vivamos como Cristo fez. Como poeticamente disse: "Morrendo e eis que vivemos. Aqui está o máximo em contradição. Aqui está a absoluta tolice até o absurdo. Perdemos nossa vida para ganhá-la. Mas quão certo São Bento está insistindo em nos lembrar disso todos os dias: Mantenha a morte diariamente diante de seus olhos. "[De Waal, E. (1997). Viver com contradições: uma introdução à espiritualidade beneditina. Harrisburg, PA: Morehouse Publ., P. 113-114]

Oração:

Querido Deus misericordioso, ajude-nos a conduzir nossas vidas de tal maneira que o pavor do julgamento e o inferno estão longe de nós. Mas mantém-nos conscientes de que em tua misericórdia, há plena segurança de justiça. Desperte, desperte e desperte constantemente dentro de mim um profundo desejo pelas coisas divinas. Amém.

(https://habitrosary.wordpress.com)

OBSERVAÇÃO: Você pode ver nossos Rosários com crânios :

São feitos á mão e em clima de oração, em várias tipos, mas você também pode solicitar qualquer outro com um ou mais beads de crânios, que nós confeccionaremos.

7.283 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page