top of page
Buscar
  • Vânia Cavalcante

NOSSA PADROEIRA: "NOSSA SENHORA DA ESPERANÇA DE MACARENA"


Nossa Senhora das Esperança de Macarena

SPE SALVI facti sumus - é na esperança que fomos salvos: diz São Paulo aos Romanos e a nós também (Rm 8,24). A redenção, a salvação, segundo a fé cristã, não é um simples dado de fato. A redenção nos é oferecida no sentido que nos foi dada a esperança, uma

esperança fidedigna, graças à qual podemos enfrentar o nosso tempo presente: o presente, ainda que custoso, pode ser vivido e aceite, se levar a uma meta e se pudermos estar seguros

desta meta, se esta meta for tão grande que justifique a canseira do caminho. (Carta Encíclica

Spe Salvi, Do Sumo Pontífice Bento XVI).

No dia 15 de Abril de 2017, portanto no Sábado de aleluia, um membro de uma das comunidades que este Apostolado tem parceria, estava em oração. Em certo momento, o Senhor revelou por visão, uma belíssima virgem grávida. Ricamente ornada de ouro e pedras preciosas. Ela seria a nossa padroeira de agora em diante. Não a conhecíamos, de forma que a partir daquele dia começamos a procura la e pesquisar de quem se tratava.

Encontramos a imagem de Nossa Senhora da Esperança de Macarena, tal qual a imagem vista na visão.

Os fiéis cristãos sempre invocaram o nome de Maria com a esperança de que ela os ajudasse a resolver seus problemas pessoais e suas agonias. Identificados com o sofrimento de Maria diante do filho na cruz, o Cristo crucificado, os fiéis representam Maria como a esperança em meio aos seus sofrimentos, aclamando como Nossa Senhora da Esperança ou “Esperança dos desesperados.”

Quando se recita a Salve Rainha, logo no início se diz que Maria é “Esperança nossa” e se é pedido que ela ouça nosso brado; nesta oração se deposita todas as esperanças,sejam elas as mais impossíveis. A devoção à Maria com o título de Nossa Senhora da Esperança é o mais antigo que se tem notícias e nasceu na cidade de Meziéres, na França, onde ainda hoje se conserva um belíssimo santuário construído no ano de 930.

Mais tarde, toda a Europa, principalmente na Espanha e Portugal, se referia a Maria sob esta aclamação.

Em Portugal, o culto à Virgem Maria com o título de Nossa Senhora da Esperança desenvolveu-se muito na época dos descobrimentos com as grandes viagens marítimas, figurando entre seus fervorosos devotos o Comandante Pedro Álvares Cabral, que tinha em seu poder uma linda imagem que ainda hoje está conservada na Igreja Paroquial de Belmonte.

Na Espanha, a comemoração à Senhora da Esperança é no dia 18 de dezembro para anunciar o nascimento do menino Jesus, que serão oito dias depois. Em terras espanholas, ela é padroeira do santuário de Sevilha, com o título de “La Macarena” (Senhora da Esperança) ou “VirgemDolorosadeMacarena.” É uma devoção mariana venerada na Basílica de La Macarena , localizado no bairro de Sevilha de San Gil (ESPANHA) . Sua festa é celebrada pela Igreja Católica em 18 dezembro.

A IMAGEM

É uma escultura feita no século XVII por um autor anônimo, embora tenha sido atribuída a vários escultores relacionados Pedro Roldán , entre os quais sua filha La Roldana. A imagem dessa Virgem ostenta uma coroa de ouro, várias jóias e um conjunto de “esmeraldas” oferecidas à Santa pelo toureiro sevilhano Joselito “El Gallo”; em gratidão.

Foi canonicamente coroada em 1964, tornando-se a segunda imagem dolorosa de Sevilha, na obtenção desta dignidade, precedida pela Nossa Senhora da Amargura, e em 1971 o prefeito, Juan Fernández Rodríguez, ela ganhou a medalha de ouro em Sevilha.

Goza de grande popularidade não só em Sevilha, mas também em muitas cidades espanholas e em diferentes países da Europa, América e Ásia.

Apostolado Ascetismo Cristão

Desde 2010 ,promovendo,confeccionando e assessorando quem queira fazer penitencia corporal.

779 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page