top of page
Buscar
  • Foto do escritorVânia Cavalcante

A PODEROSA DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA DO DESTERRO


Milagres de Nossa Senhora do Desterro

Maria nos ensina a espiritualidade do desterro, o saber acolher qualquer irmão de qualquer lugar. Como sempre dizia São Bento a seus monges: Chegou o visitante, chegou o migrante, chegou Cristo.

Os que rezam a Nossa Senhora do desterro, por sua promessa, serão protegidos contra a fome, a peste, a guerra e das doenças contagiosas. Os seus inimigos não terão poder de ofendê-los, nem roubá-los, bem como serão protegidos dos "males encomendados". Resistirão às tentações do demônio.

Todos os que tiverem confiança nas misericórdias da Mãe do Desterro, serão felizes em seus negócios e viagens. Não morrerão sem a confissão e ficarão livres de uma morte repentina.

Jesus Cristo foi desterrado

Como vimos, José e Maria tiveram que fugir de sua pátria com seu pequeno filho Jesus e ficaram lá por 4 anos. Jesus passou pela experiência do desterro, junto com sua família. E o  próprio Jesus nos diz no Evangelho de São Mateus: Eu era forasteiro e me acolheste.

A imagem de Nossa Senhora do desterro narra um fato que aconteceu com Sagrada família, conforme lemos no Evangelho de São Mateus 2, 13-23. O fato se refere à fuga da Sagrada Família para o Egito. Por isso, ela também é conhecida como 'Nossa Senhora da Fuga'. A palavra 'desterro' significa exílio, banimento, ficar sem a terra natal. Foi exatamente isso que a Sagrada Família viveu quando teve que fugir para o Egito por causa da perseguição do rei Herodes. A imagem é rica em símbolos.

Vamos conhece-los.

Nossa Senhora

A postura de Maria na imagem de Nossa do Desterro chama a atenção. A sagrada família está sendo desterrada, ou seja, está sendo exilada, está partindo em fuga para o Egito, uma terra distante, com pessoas, língua, religião e costumes muito diferentes. Mesmo assim, Maria se apresenta em paz, cheia de mansidão e humildade.

O manto azul de Maria

O manto azul de Nossa Senhora do Desterro simboliza a verdade e o céu. Verdade porque ela caminhava na verdade, dizendo sempre sim a Deus. O céu está simbolizado no azul porque, mesmo fugindo, mesmo sendo perseguida por um rei sanguinário, Maria e José estão com o menino Jesus, que é Deus, que é paz, que é o Sumo Bem. O céu está com eles.

A túnica branca do Menino Jesus

A túnica branca do Menino Jesus simboliza a pureza e a santidade deste Menino que é Deus, que é santo, que é o salvador. A postura do menino jesus também é de paz e serenidade, apesar da dificuldade que estão passando.

São José

A imagem de São José na cena do desterro de Nossa Senhora tem muitos significados. É ele quem segura a rédea do jumento, ou seja, é ele que dirige e guia; é ele o guardião da Sagrada Família. Vejamos outras características de São José na imagem de Nossa Senhor do Desterro.

O manto marrom de São José

O manto marrom de São José simboliza sua humildade. A humildade de José aparece mais quando ele se submete à vontade de Deus, acreditando nas revelações que recebera e obedecendo prontamente. A cena da fuga para o Egito é um exemplo clássico. O anjo avisou José em sonho dizendo para ele fugir para o Egito por causa de Herodes. José obedeceu sem questionar assumindo todas as consequências deste ato.

A túnica amarela de São José

A túnica amarela de São José na imagem de Nossa Senhora do desterro, simboliza a presença do divino nesta ocasião. José não era divino; era um homem como todos os outros, porém, estava sendo guiado pela vontade de Deus, estava obedecendo à vontade de Deus. Por isso, o próprio Deus se faz presente em sua vida e neste momento.

O cajado de São José

O cajado de São José simboliza a direção dada por Deus e a firmeza, o apoio durante o caminho. O cajado era usado pelos viajantes como apoio e segurança. Foi exatamente apoio e segurança que São José recebeu de Deus ao aceitar com humildade a missão de guardião do Menino Jesus e de Maria.

A trouxa marrom de São José

Marrom é a cor da terra, da simplicidade. A trouxa marrom que São José carrega amarrada no cajado simboliza a simplicidade desta família, que tem apenas uma trouxa como bagagem. Isso nos fala que a Sagrada família estava sempre pronta para 'partir' sem dificuldade, sem pesos nem amarras de bens materiais. Estavam prontos para obedecer ao senhor.

O jumento

O jumento na imagem de Nossa Senhora do Desterro simboliza a providência de Deus, que não deixou faltar nada à Sagrada Família e transportou Maria e o Menino Jesus. O jumento é também um animal dócil, manso e útil. Ele nos lembra que aqueles que servem a Deus devem sempre agir com mansidão e bondade .



AQUI você encontra o poster com a poderosa "Oração a Nossa Senhora do Desterro.".

Poderosa oração contra o mal feito contra nós e nossas familias.

933 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page