Buscar
  • Vânia Cavalcante

O QUE É A DEVOÇÃO DOS 15 SÁBADOS AO SANTÍSSIMO ROSÁRIO ?


Consiste esta devoção, em comungar no decurso de 15 sábados consecutivos, em memória dos quinze mistérios do Rosário, com a finalidade de honrar a Santíssima Virgem e por este meio obter alguma graça especial, quer na ordem espiritual, quer na temporal.

Nestes sábados meditam-se por ordem os quinze mistérios, um em cada sábado.

Esta devoção pode ser praticada em qualquer época do ano. Em geral, porém, os fiéis a começam de maneira a concluí-la na véspera da grande festa do Rosário.

Havendo algum impecilho, a comunhão pode ser transferida do sábado para o domingo.

Há pessoas que fazem os quinze domingos ganhando as mesmas indulgências.

Aos sábados também podereis fazer uma mortificação espiritual ou corporal, dar uma esmola, praticar uma obra de misericórdia especial; ensinar catecismo a crianças, falar do Rosário, distribuir livrinhos e folhetos religiosos ou medalhas, terços, etc. De um sábado ao outro, conservai-vos no espírito do mistério, meditando e praticando a virtude adequada a cada mistério.

Recomendações

Se for possível, praticar os exercícios referentes ao Rosário, como seja: A devoção dos quinze sábados, Novenas, etc., numa igreja que possua a Confraria do Rosário; se não for possível, fazei-o diante de uma imagem de Nossa Senhora; durante aquele dia é bom conservar uma lâmpada acesa e, nos momentos da oração acender duas velas.

Fonte: Sacratíssimo Rosário

Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!

COMO FAZER

Devoção dos Quinze Sábados do Santíssimo Rosário

(para todos os sábados)

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor.

V - Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado.

R - E renovareis a face da terra.

Oremos - Deus que ensinastes os corações dos fiéis com as luzes do Espírito Santo, concedei-nos que, pelo mesmo Espírito, saibamos tudo que é reto e sempre gozemos de sua consolação. Pelo mesmo Cristo, Senhor Nosso. Assim seja.

Oração Preparatória

Purificai, Senhor, o nosso coração e os nossos lábios, para Vos louvarmos dignamente, na contemplação dos mistérios da Vossa vida, morte e ressurreição. Perdoai os nossos pecados e, pelos merecimentos e pela intercessão da Virgem Imaculada Senhora do Rosário e do seu apóstolo São Domingos, concedei-nos as graças que desejamos obter, de vossa Infinita Misericórdia. Assim seja.

(segue-se o anúncio do mistério do sábado e sua respectiva meditação)

(para todos os sábados) - 1 Padre - Nosso e 10 Ave -Marias.

Oração

Ó meu Senhor e meu Deus, pelo vosso Nascimento, pela vossa Paixão e Morte, pela vossa gloriosa Ressurreição, concedei-me esta graça: (pede-se a graça que se deseja alcançar). Eu vô-lo suplico pelo amor deste mistério, pelo vosso Dulcíssimo Coração, por Maria Imaculada, pelo vosso Saníssimo Nome, meu Jesus, pelo qual prometestes todas as graças. Assim seja.

Ladainha de Nossa Senhora

Meditação Sobre os Mistérios do Rosário

5 - CRUXIFIÇÃO

Chegando ao lugar do Calvário, Jesus foi pregado na cruz; e Ele dizia: "Pai, perdoai-lhes, porque não sabem o que fazem", junto à Cruz estava Maria, Mãe de Jesus, e outras mulheres, e João. Jesus vendo pois a Mãe e o discípulo bem-amado, disse: "Mulher, eis ai o vosso filho"; depois acrescentou para João: "Eis ai a tua Mãe".

Então disse Jesus: "Tenho sede!" E depois de tomar um pouco de vinagre, que um soldado lhe deu: "Tudo está consumado!" E dando um grande grito, acrescentou: "Pai, em Vossas mãos entrego o meu espírito"; e expirou.

Ao cair da noite, os soldados, vendo-O morto, não lhe quebraram as pernas como aos dois ladrões, mas um deles, com uma lança, abriu-Lhe o lado, e dele saiu sangue e água.

"Mors et vita duello conflixére mirando"

Foi um duelo espantoso, esse em que se bateram a Vida e a Morte. O pecado, que é a morte da alma, e que traz após si a morte do corpo, aparentemente venceu o Cristo, que era a Vida. Pura aparência entretanto. Ao sucumbir a Humanidade de Jesus, carregada e revestida de nossas misérias, fez morrer em si o pecado; matou nossa morte. Fomos remidos e somos vivos, pelo Sangue de Jesus.

Do seu Coração aberto pela lança, jorraram as fontes da vida. E nós temos parte nesta Vida que brotou da morte, uma primeira vez ao recebermos o batismo, e em seguida vez que nos é ministrado algum sacramento, sobretudo cada vez que comungamos ou nos unimos ao Sacrifício da Missa, representação viva e real do Sacrifício da Cruz.

"Stabat Mater!" Como estava de pé a Nossa Mãe, junto à Cruz, Ela está também presente a toda Missa que se celebra, a fim de unir ao Divino Filho os filhos de adoção; Ela assiste a todo sacramento que nos enriquece de novas graças, a fim de preparar-nos a recebe-lo com fruto.

Ó nosso Cordeiro imolado! Ó Cristo vencedor na Cruz! Com alegria subiremos ao altar do Vosso e nosso Sacrifício, que renovais cada dia em todos os recantos do mundo. Não queremos ter outra devoção mais querida e mais desejada do que esta, de tomar parte e comungar no Santo Sacrifício!

E Vós, ó Maria, formai em nossos corações os sentimentos que devem encher a alma dum filho, ao receber tão grandes Dons do Pai Celestial!

Apostolado Ascetismo Cristão - Desde 2010 promovendo a penitência corporal

#rosario #Salesianos #NossaSenhoradoRosario #Rosariodecintura #MariamãedeDeus #Deus #IgrejaCatolica #Novenapoderosa #Penitenciacorporal

434 visualizações

SIGA A GENTE

  • Cinzento Ícone Google+
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon

© 2010   CILÍCIO  criado por Mercato Design - Quer um site:? Entre em contato  mercatodesign@hotmail.com